domingo, 10 de março de 2013

Vasco 0 x 1 Botafogo


Por Igor Vincenzi

Na tarde deste domingo, o Botafogo não precisou de muito esforço para ganhar a sétima Taça Guanabara em sua história. Venceu o covarde e medroso Vasco por 1 a 0 e está classificado para a final do Carioca. Quem marcou o gol do título foi o lateral-direito Lucas. Se vencer também a Taça Rio, já conquista o título estadual de forma direta. O Gigante da Colina entrou displicente em campo, jogando com o regulamento debaixo do braço e seu deu mal. O time tinha vantagem do empate para ser campeão e se aproveitando disso jogou quase que o jogo todo recuado. O trio Carlos Alberto, Bernardo e Eder Luiz não funcionou e o time ficou com o segundo lugar da competição. Uma equipe campeã da America, com quatro títulos nacionais e 22 estaduais NUNCA poderá jogar dessa forma, não importa qual seja a vantagem.Agora é trabalhar bastante e tentar conquistar o segundo turno. Faz nove anos que o time não ganha uma final de turno. A última foi em 2004 contra o Fluminense. 

O Botafogo começou o jogo muito bem, criando oportunidades, mas pecando nas finalizações. A primeira chance clara do jogo foi do Vasco. Em cruzamento na medida, Carlos Alberto, sozinho, jogou pra fora. A torcida vascaína não acreditava na grande oportunidade que o atleta tinha perdido. O time alvinegro, com bons avanços de Lodeiro, conseguia envolver a zaga vascaína, mas o gol não saia. Inclusive o uruguaio bateu duas faltas defendidas por Alessandro. Seedorf comandava o jogo, fazia Abuda, seu marcador, de gato e sapato e se aproveitava da experiência para arrumar faltas perto da área. Enquanto a primeiro tempo rolava, o goleiro vascaíno sempre queria arrumar um tempinho, o que a torcida odiava, afinal o time estava toda recuado e só dava Botafogo.

O segundo tempo foi iniciado e o Botafogo tirou o único marcador do meio-campo e lançou o bom jogador Vitinho. Oswaldo de Oliveira foi ousado, mas sabia que não precisava do Marcelo Mattos naquele momento, afinal era um legítimo jogo de ataque contra defesa. Enquanto isso, na parte vascaína, Gaúcho apenas olhava e nada mudava. Carlos Alberto e Bernardo, que chegaram discutir em campo, não conseguiam criar uma jogada ou prender a bola no ataque. O camisa 10 ainda teve uma chance de voleio, mas o goleiro Jefferson estava lá para salvar o time de General Severiano. Em bola cruzada, Bolívar exigiu que Alessandro fizesse boa defesa, mas o lance já tinha sido anulado. O Botafogo tentava tanto, que uma hora iria conseguir o gol e conseguiu. Lucas aproveitou bom passe de Bolívar e mandou no canto esquerdo de Alessandro, 1 a 0 e explosão alvinegra no Engenhão. Diante disso, Gaúcho foi pro tudo ou nada. Tirou Bernardo e Wendel, e lançou Romário e Dakson, dupla que fez sucesso contra o Fluminense, mas hoje sequer foi notada. Antes do fim do jogo, a equipe ainda teve um gol anulado de Renato Silva e uma chance perdida no último minuto. 

É isso, o Botafogo é campeão da Taça Guanabara 2013 e o Vasco perdeu por jogar como time pequeno, de forma covarde e medrosa. Vale lembrar que foi a primeira conquista de Clarence Seedorf com a camisa alvinegra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário