sexta-feira, 1 de março de 2013

#ExJogadoresEmAtividade - Viola


Por @julioccamacho do blog Excesso de bola

Aos 44 anos, Paulo Sérgio Rosa, o popular Viola, está de volta aos campos de futebol. O folclórico atacante estreou no último domingo (24) na série A-2 do Paulistão com a camisa do Grêmio Osasco. O time é o terceiro colocado na competição, empatado em número de pontos com a líder Portuguesa e o vice-líder Audax.


O primeiro ano como profissional de Viola foi em 1988, com a camisa do Corinthians. O atacante precisou jogar a final do campeonato paulista daquele ano contra o Guarani e marcou o gol do título do Timão aos 5 minutos da prorrogação, encantando a massa corinthiana.No entanto, o atleta passou por uma seca de gols, que o fez ser emprestado  a clubes pequenos de São Paulo, como o São José e o Olímpia. Voltou em 93 para o Corinthians onde se destacou com títulos e artilharias, sendo inclusive convocado para a seleção, onde foi tetra campeão em 94, nos Estados Unidos, participando da final contra a Itália na prorrogação.

Em 1995, Viola foi para o exterior, mas sua experiência pelo Valencia, da Espanha, durou apenas até o ano seguinte, quando voltou ao Brasil para defender o rival de seu clube formador, o Palmeiras. Ficou dois anos no Verdão mas sem o destaque que obteve no Timão, deixou o clube do Palestra e foi para o Santos. Foi artilheiro do Brasileirão de 98 pelo time da Vila e conquistou a Copa Conmebol. Em 99, o goleador chegou ao Rio de Janeiro para defender as cores do Vasco, onde ficou até 2000 e ganhou o torneio Rio-São Paulo, a Mercosul e o Brasileirão. Viola ainda voltou ao Santos em 2001 antes de se aventurar na Turquia, pelo Gaziantepspor.

Voltou ao país de origem em 2004, sem o mesmo futebol apresentado de anos atrás, e jogou por Guarani e Bahia. Em ambos os clubes, apesar de seus gols, o jogador não evitou  o rebaixamento das equipes. Em 2005, transferiu-se para o Flamengo no meio do ano, mas  sequer entrou em campo. O jogador se envolveu em uma polêmica e foi preso por porte ilegal de armas. Em 2006, começou a ser mais um cigano do futebol. Rodou por Juventus - SP, Uberlândia, Duque de Caxias, Angra dos Reis, Resende, Brusque, Morrinhos e Pesqueira. Entre idas e vindas nesses clubes menores, disputou partidas de Showbol, esporte para veteranos aposentados. Agora, o compromisso dele é somente com  o Grêmio Osasco, em busca do acesso a série A do campeonato Paulista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário